Tutorial - Criando um menu basico
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Tutorial - Criando um menu basico
Da mesma forma que eu fiz um menu no 3dgs vou fazer aqui no db. de uma jeito simples e fácil de entende.
Demo.: http://www.4shared.com/file/SgBbR7tW/Menu.html
Baixem a demo e usem o resource que contém.
Dessa vez vamos fazer em fullscreen msm.. tela cheia. só que a seta do mouse ira aparece para esconde-la vamos precisa do comando HIDE MOUSE assim a seta ira fica escondida.
1.: Vamos carrega na tela a imagem para o fundo do menu. Vamos Utiliza LOAD BITMAP.
Sintaxe.: LOAD BITMAP nomedoarquivo.
HIDE MOUSE
LOAD BITMAP "fundo.png"
2.: Carrega a musica para menu. Vamos usar o Comando LOAD MUSIC , PLAY MUSIC e LOOP MUSIC.
Sintaxe :
Load Music nomedoarquivo, id.
Play Music id da musica.
Loop Music id da musica.
HIDE MOUSE
LOAD BITMAP "fundo.png"
LOAD MUSIC "Shinobi.mid", 1
PLAY MUSIC 1
LOOP MUSIC 1
3.: Agora Vamos Formata o Texto, escolha uma fonte com o comando SET TEXT FONT e o Tamanho das Letras com o comando SET TEXT SIZE.
Sintaxe.: SET TEXT FONT nomedafonte e SET TEXT SIZE numero.
HIDE MOUSE
LOAD BITMAP "fundo.png"
LOAD MUSIC "Shinobi.mid", 1
PLAY MUSIC 1
LOOP MUSIC 1
SET TEXT FONT "Comic Sans MS"
SET TEXT SIZE 20
4.: No nosso menu terá duas opções então vamos ter duas variaveis. para 1º opção e outra para 2º opção.
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
texto1 como vermelho pois ele ira se a primeira opção selecionada ao inicia o game.
texto2 ficara como branco ao inicia o game.
HIDE MOUSE
LOAD BITMAP "fundo.png"
LOAD MUSIC "Shinobi.mid", 1
PLAY MUSIC 1
LOOP MUSIC 1
SET TEXT FONT "Comic Sans MS"
SET TEXT SIZE 20
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
5.: Agora vamos passa as intruções e escreve na tela as opções Novo Jogo e Opções com
Text com o loop.
TEXT 90, 310, "Novo Jogo"
TEXT 90, 340, "Opcoes"
Aqui temos os textos ele ja vem em branco por padrão para altera as cores dos texto no dark basic vamos usar o ink.
Sintaxe.: ink ForegroundRGB, BackgroundRGB
Foreground cor para texto e Background cor para o fundo.
como ja definimos antes a cor para o texto o nosso codigo vai fica assim:
ink texto1, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 310, "Novo Jogo"
ink texto2, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 340, "Opcoes"
6.: agora vamos passa as instruções para as setas.
if upkey() = 1
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
endif
if downkey() = 1
texto1 = rgb(255,255,255)
texto2 = rgb(255,0,0)
endif
Se for pressionado a seta para baixo ele mudar o texto2 para vermelho e o texto1 para branco.
Se for pressionado a seta para cima ele mudar o texto 1 para vermelho e o texto 2 para branco.
Passo final vamos coloca os codigos do passo 5 e 6 no laço do.
do
ink texto1, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 310, "Novo Jogo"
ink texto2, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 340, "Opcoes"
if upkey() = 1
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
endif
if downkey() = 1
texto1 = rgb(255,255,255)
texto2 = rgb(255,0,0)
endif
loop
Fim do Código
Código Final.
Rode o game e veja o que acontece.
Demo.: http://www.4shared.com/file/SgBbR7tW/Menu.html
Baixem a demo e usem o resource que contém.
Dessa vez vamos fazer em fullscreen msm.. tela cheia. só que a seta do mouse ira aparece para esconde-la vamos precisa do comando HIDE MOUSE assim a seta ira fica escondida.
1.: Vamos carrega na tela a imagem para o fundo do menu. Vamos Utiliza LOAD BITMAP.
Sintaxe.: LOAD BITMAP nomedoarquivo.
HIDE MOUSE
LOAD BITMAP "fundo.png"
2.: Carrega a musica para menu. Vamos usar o Comando LOAD MUSIC , PLAY MUSIC e LOOP MUSIC.
Sintaxe :
Load Music nomedoarquivo, id.
Play Music id da musica.
Loop Music id da musica.
HIDE MOUSE
LOAD BITMAP "fundo.png"
LOAD MUSIC "Shinobi.mid", 1
PLAY MUSIC 1
LOOP MUSIC 1
3.: Agora Vamos Formata o Texto, escolha uma fonte com o comando SET TEXT FONT e o Tamanho das Letras com o comando SET TEXT SIZE.
Sintaxe.: SET TEXT FONT nomedafonte e SET TEXT SIZE numero.
HIDE MOUSE
LOAD BITMAP "fundo.png"
LOAD MUSIC "Shinobi.mid", 1
PLAY MUSIC 1
LOOP MUSIC 1
SET TEXT FONT "Comic Sans MS"
SET TEXT SIZE 20
4.: No nosso menu terá duas opções então vamos ter duas variaveis. para 1º opção e outra para 2º opção.
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
texto1 como vermelho pois ele ira se a primeira opção selecionada ao inicia o game.
texto2 ficara como branco ao inicia o game.
HIDE MOUSE
LOAD BITMAP "fundo.png"
LOAD MUSIC "Shinobi.mid", 1
PLAY MUSIC 1
LOOP MUSIC 1
SET TEXT FONT "Comic Sans MS"
SET TEXT SIZE 20
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
5.: Agora vamos passa as intruções e escreve na tela as opções Novo Jogo e Opções com
Text com o loop.
TEXT 90, 310, "Novo Jogo"
TEXT 90, 340, "Opcoes"
Aqui temos os textos ele ja vem em branco por padrão para altera as cores dos texto no dark basic vamos usar o ink.
Sintaxe.: ink ForegroundRGB, BackgroundRGB
Foreground cor para texto e Background cor para o fundo.
como ja definimos antes a cor para o texto o nosso codigo vai fica assim:
ink texto1, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 310, "Novo Jogo"
ink texto2, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 340, "Opcoes"
6.: agora vamos passa as instruções para as setas.
if upkey() = 1
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
endif
if downkey() = 1
texto1 = rgb(255,255,255)
texto2 = rgb(255,0,0)
endif
Se for pressionado a seta para baixo ele mudar o texto2 para vermelho e o texto1 para branco.
Se for pressionado a seta para cima ele mudar o texto 1 para vermelho e o texto 2 para branco.
Passo final vamos coloca os codigos do passo 5 e 6 no laço do.
do
ink texto1, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 310, "Novo Jogo"
ink texto2, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 340, "Opcoes"
if upkey() = 1
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
endif
if downkey() = 1
texto1 = rgb(255,255,255)
texto2 = rgb(255,0,0)
endif
loop
Fim do Código
Código Final.
- Spoiler:
HIDE MOUSE
LOAD BITMAP "fundo.png"
LOAD MUSIC "Shinobi.mid", 1
PLAY MUSIC 1
LOOP MUSIC 1
SET TEXT FONT "Comic Sans MS"
SET TEXT SIZE 20
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
do
ink texto1, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 310, "Novo Jogo"
ink texto2, rgb(0,0,0)
TEXT 90, 340, "Opcoes"
if upkey() = 1
texto1 = rgb(255,0,0)
texto2 = rgb(255,255,255)
endif
if downkey() = 1
texto1 = rgb(255,255,255)
texto2 = rgb(255,0,0)
endif
loop
Rode o game e veja o que acontece.
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