Tutorial - Criando O Primeiro Programa no 3DSG
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Tutorial - Criando O Primeiro Programa no 3DSG
Nesse tutorial vamos fazer o famoso hello world em duas maneiras. uma usando messagebox da api do windows e a outra maneira com o metodo draw_text do lite-c. Então vamos la.
Exemplo 1.:
Primeiro devemos incluir o litec.h, Este cabeçalho contém as funções da api do windows, directx, opengl, ect...
#include <litec.h>
Agora a função main e a função Messagebox.
int WinMain()
{
Messagebox(NULL, "Ola Mundo!." , "Meu Primeiro Programa", 0);
}
Seu script ficou assim:
#include <litec.h>
int WinMain()
{
Messagebox(NULL, "Ola Mundo!." , "Meu Primeiro Programa", 0);
}
Bem simples. Mas antes de compilar precisamos dizer ao compilador qual source contém a função main que inicia o programa e onde ele está localizado.
Salve o projeto e vá em options > preferences, e click no butão que eu circulei de vermelho.
Agora é só seleciona o arquivo do projeto salvo. No meu caso eu salvei como exemplo1 e deixei em meus documentos. de ok
Aperte F5 ou vá em debug > test run para testa o programa.
Pronto agora vamos ao segundo exemplo. Crie um novo projeto como exemplo2.
Vamos escreve a função main. só que assim.:
int main()
{
}
dentro da função main vamos definir o tamanho da tela com VECTOR* screen_size.
int main()
{
screen_size.x = 640;
screen_size.y = 480;
}
Definimos as variaves para a resolução da tela. que equivale a função "video_mode = 6" que é 640x480.
Agora vamos mudar a cor da tela com a função screen_color. Mas para define a cor vamos precisa do vec_set().
A sintaxe vec_set(vector1 , vector2)
O que este medoto faz?
Resposta.: Ele copiar o segundo vector para o primeiro vector. E rescreve o primeiro vector.
E no nosso caso é o seguinte ele deve copiar no segundo valor para screen_color para altera a cor de fundo da tela.
vec_set(screen_color,vector(255,0,0)); // agora a tela vai fica azul.
Seu codigo deve está assim.:
int main()
{
screen_size.x = 640;
screen_size.y = 480;
vec_set(screen_color,vector(255,0,0));
}
Agora vamos escreve o ola mundo na tela com o draw_text. Mas vamos precisa do laço while.
A sintaxe do metodo draw_text é.:
draw_text(texto, x , y , cor)
while(1)
{
draw_text("Ola Mundo!", 270, 200,vector(100,100,255));
wait(1);
}
Note que o eu coloquei o metodo wait pq se não o programa iria trava na hora. O metodo wait deve ser usado sempre com laço while. e o 1 dentro parametro seria para espera 1 frame,
a sintaxe do é wait(var tempo).
Então seu codigo final está assim :
int main()
{
screen_size.x = 640;
screen_size.y = 480;
vec_set(screen_color,vector(255,0,0));
while(1)
{
draw_text("Ola Mundo!", 270, 200,vector(100,100,255));
wait(1);
}
}
Rode o programa e o texto aparecera de vermelho no centro da tela.
aqui terminamos o tutorial até a proxima.
download dos arquivos de codigo de fonte das aulas.
http://www.4shared.com/file/uG1f7FE0/hello_world.html
Exemplo 1.:
Primeiro devemos incluir o litec.h, Este cabeçalho contém as funções da api do windows, directx, opengl, ect...
#include <litec.h>
Agora a função main e a função Messagebox.
int WinMain()
{
Messagebox(NULL, "Ola Mundo!." , "Meu Primeiro Programa", 0);
}
Seu script ficou assim:
#include <litec.h>
int WinMain()
{
Messagebox(NULL, "Ola Mundo!." , "Meu Primeiro Programa", 0);
}
Bem simples. Mas antes de compilar precisamos dizer ao compilador qual source contém a função main que inicia o programa e onde ele está localizado.
Salve o projeto e vá em options > preferences, e click no butão que eu circulei de vermelho.
Agora é só seleciona o arquivo do projeto salvo. No meu caso eu salvei como exemplo1 e deixei em meus documentos. de ok
Aperte F5 ou vá em debug > test run para testa o programa.
Pronto agora vamos ao segundo exemplo. Crie um novo projeto como exemplo2.
Vamos escreve a função main. só que assim.:
int main()
{
}
dentro da função main vamos definir o tamanho da tela com VECTOR* screen_size.
int main()
{
screen_size.x = 640;
screen_size.y = 480;
}
Definimos as variaves para a resolução da tela. que equivale a função "video_mode = 6" que é 640x480.
Agora vamos mudar a cor da tela com a função screen_color. Mas para define a cor vamos precisa do vec_set().
A sintaxe vec_set(vector1 , vector2)
O que este medoto faz?
Resposta.: Ele copiar o segundo vector para o primeiro vector. E rescreve o primeiro vector.
E no nosso caso é o seguinte ele deve copiar no segundo valor para screen_color para altera a cor de fundo da tela.
vec_set(screen_color,vector(255,0,0)); // agora a tela vai fica azul.
Seu codigo deve está assim.:
int main()
{
screen_size.x = 640;
screen_size.y = 480;
vec_set(screen_color,vector(255,0,0));
}
Agora vamos escreve o ola mundo na tela com o draw_text. Mas vamos precisa do laço while.
A sintaxe do metodo draw_text é.:
draw_text(texto, x , y , cor)
while(1)
{
draw_text("Ola Mundo!", 270, 200,vector(100,100,255));
wait(1);
}
Note que o eu coloquei o metodo wait pq se não o programa iria trava na hora. O metodo wait deve ser usado sempre com laço while. e o 1 dentro parametro seria para espera 1 frame,
a sintaxe do é wait(var tempo).
Então seu codigo final está assim :
int main()
{
screen_size.x = 640;
screen_size.y = 480;
vec_set(screen_color,vector(255,0,0));
while(1)
{
draw_text("Ola Mundo!", 270, 200,vector(100,100,255));
wait(1);
}
}
Rode o programa e o texto aparecera de vermelho no centro da tela.
aqui terminamos o tutorial até a proxima.
download dos arquivos de codigo de fonte das aulas.
http://www.4shared.com/file/uG1f7FE0/hello_world.html
Re: Tutorial - Criando O Primeiro Programa no 3DSG
Dahora,
mais simpels mesmo hein xD
mais simpels mesmo hein xD
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Reputação : 0
Data de inscrição : 19/07/2011
Re: Tutorial - Criando O Primeiro Programa no 3DSG
o objetivo era mostra a sintaxe dos codigos e como compilar... uma coisa bem basica.
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